domingo, 24 de abril de 2011

ÔÔÔÔ...ÔÔÔÔ...ÔÔÔ ROCK IN RIO!


Rock In Rio - Por um Mundo Melhor

 

O Rock in Rio é o maior festival de música e entretenimento do mundo. Sempre zelando pela qualidade das atrações, o conforto do público e uma infraestrura impecável, é um evento feito para todas as tribos que movimenta a indústria fonográfica, o turismo e a economia.
A ideia vem do empresário brasileiro Roberto Medina, que realizou no mês de janeiro de 1985 sua primeira edição, em plena transição da ditadura para a democracia: o Rock in Rio convidou o Brasil a comemorar a liberdade.

Com o mote Por um Mundo Melhor, o Rock in Rio sempre buscou o pioneirismo em seu modelo de negócios, visando uma atuação sustentável e socialmente responsável. Essa atitude vai desde a compensação das emissões de carbono até a escolha de parceiros com atuação socioambiental. O festival procura, além disso, o apoio direto a diversos projetos de sustentabilidade - ao longo dos últimos 10 anos, foram 4.803.357,00 de euros destinados a ações de educação e conscientização ambiental.
Porém, mais importante que essa atuação direta, é a mensagem que o festival busca espalhar: a ideia da união de todos através da música - estamos juntos e nossas pequenas atitudes no dia a dia têm grande impacto sobre o futuro do planeta.


HISTÓRIA

Rio de Janeiro – Jacarepaguá

11 a 21 de Janeiro de 1985
1ª Edição
28 Bandas
Público 1.380.000 pessoas
O início de tudo!
O primeiro Rock in Rio aconteceu em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, em uma área de 250mil metros quadrados especialmente construída para receber o evento. Era o começo da democracia no Brasil, que foi celebrada com um grito de união e liberdade ao se abrir pela primeira vez as portas do país (e da América do Sul) às grandes atrações internacionais.
Quem participou dessa grande festa não consegue esquecer a emoção de ver e ouvir “Love of My Life”, na voz de Fred Mercury. Confira alguns desses momentos mágicos navegando pelos vídeos e fotos!
Artistas Internacionais:
AC-DC, All Jarreau, B’52, George Benson, Go Go’s, Iron Maiden, James Taylor, Nina Hagen, Ozzy Osbourne, Queen, Rod Stewart, Scorpions, White Snake e Yes
Artistas Brasileiros:
Alceu Valença, Barão Vermelho, Blitz, Eduardo Dusek, Elba Ramalho, Erasmo Carlos, Gilberto Gil, Ivan Lins, Kid Abelha, Lulu Santos, Moraes Moreira, Ney Matogrosso, Paralamas do Sucesso, Pepeu Gomes e Rita Lee

Rio de Janeiro - Maracanã

Entre 18 e 27 de Janeiro de 1991
2ª Edição
44 Bandas
Público 700.000 pessoas
Graças ao sucesso da primeira edição, o Rock in Rio era um dos eventos mais esperados do fim da década de 80. Em 1991, a espera acabou. Desta vez, o evento aconteceu no Estádio do Marcanã, que foi adaptado para receber o palco e o público no gramado – além de ter suas arquibancadas ocupadas, somando mais de 700 mil pessoas. O Palco tinha 85m de frente por 25m de profundidade, e era ladeado por duas telas de 9m de altura por 7m de comprimento.
Quase 500 faróis de avião iluminavam um palco gigantesco, que contagiava o público e fazia o maior estádio do mundo tremer ao som de Joe Cocker, Prince, Faith no More e muitos outros. Veja nas fotos e vídeos como foi!
Artistas Internacionais: A-HA, Billy Idol, Colin Hay, Debbie Gibson, Dee-Lite, Faith No More, George Michael, Guns N’Roses, Happy Monday, Information Society, INXS, Joe Cocker, Judas Priest, Lisa Stansfield, Megadeth, New Kids on the Block, Prince, Queensryche, RUN DMC, Santana e SNAP.
Artistas Brasileiros: Alceu Valença, Capital Inicial, Ed Motta, Elba Ramalho, Engenheiros do Hawaii, Gal Costa, Gilberto Gil, Hanói Hanói, Inimigos do Rei, Laura Finokiaro, Leo Jaime, Lobão, Moraes & Pepeu, Nenhum de Nós, Orquestra Sinfônica, Paulo Ricardo, Roupa Nova, Sepultura, Serguei, Supla, Titãs, Vid e Sangue Azul.

Rio de Janeiro - Jacarepaguá (Cidade do Rock)

Entre 12 e 21 de Janeiro de 2001
3ª Edição
160 Bandas
Público 1.235.000 pessoas
Após um hiato de 10 anos, uma nova Cidade do Rock é construída em Jacarepaguá, no mesmo local da edição de estreia, com uma capacidade inédita de 250 mil pessoas por dia. Era o momento de aproveitar a virada do milênio para unir mentes e corações sob uma única vontade de transformar – nascia o projeto Por um mundo Melhor. A partir dessa edição, além de trazer o melhor da música para todas as tribos, o Rock in Rio passou a promover e apoiar projetos socioambientais com foco em educação.
Participaram dessa edição personalidades do mundo todo ligadas à atuação socioambiental, que estiveram presentes em um dos momentos mais marcantes da história da comunicação: às 19 horas do dia 12 de Janeiro de 2001, 3.232 emissoras de rádio e 425 de TV fizeram 3 minutos de silêncio - unindo-se para promover a reflexão e estimular ações Por um Mundo Melhor.
Foi nessa terceira edição que nasceram também outros espaços além do palco principal, voltados a apresentações divididas por estilos - como música eletrônica e música africana.
Relembre como foi esse momento único e confira as performances bombásticas de Guns N’Roses, Red Hot Chilli Peppers e muitos outros nas fotos e vídeos dessa edição.
Artistas Internacionais: Aaron Carter, Beck, Britney Spears, Dave Mathews Band, Deftones, Five, Foo Fighters, Guns N’ Roses, Iron Maiden, James Taylor, Neil Young, N´Sync, Oasis, Papa Roach, Queens of The Stone Age, Red Hot Chili Pepers, REM, Halford, Sting, Sheryl Crow e Silver Chair.
Artistas Brasileiros:Barão Vermelho, Capital Inicial, Carlinhos Brown, Cássia Eller, Daniela Mercury, Elba Ramalho, Engenheiros do Hawai, Fernanda Abreu, Funk ´N Lata, Gilberto Gil, Ira, Ultraje a Rigor, Kid Abelha, Milton Nascimento, Moraes Moreira, O Surto, Pato Fu, Pavilhão 9, Sandy & Junior, Sepultura e Zé Ramalho.




Por um Mundo Melhor: contribuições para hospital infantil

 

Em 2004 o Projeto Social do Rock in Rio Lisboa tinha mais de 3.000€ para doar para instituições necessitadas. Naquele ano o beneficiado foi o Hospital Especializado de Crianças Maria Pia, do Porto. Fundado em 1882, a instituição atende mais de 5.200 crianças por ano.
A doação feita pelo festival serviu para substituir o equipamento das Unidades de Cuidados Intensivos do hospital, que atende uma média de 200 bebês por ano. A Presidente da Liga Amigos das Crianças do hospital, Maria Clara Gomes, acredita que a doação ajudou na recuperação de muitos recém-nascidos:
“Temos consciência que esta aquisição veio salvar a vida de muitos bebês. Em nome das nossas crianças, gostaríamos de reiterar o nosso humilde agradecimento ao Rock in Rio, pois só com a ajuda de corações generosos é que poderemos continuar o nosso trabalho: ajudar quem mais precisa!”


Um comentário:

  1. OOOO rock in rio !!!

    Em 2004 o Projeto Social do Rock in Rio Lisboa tinha mais de 3.000€ para doar para instituições necessitadas. Naquele ano o beneficiado foi o Hospital Especializado de Crianças Maria Pia, do Porto. Fundado em 1882, a instituição atende mais de 5.200 crianças por ano.
    A doação feita pelo festival serviu para substituir o equipamento das Unidades de Cuidados Intensivos do hospital, que atende uma média de 200 bebês por ano. A Presidente da Liga Amigos das Crianças do hospital, Maria Clara Gomes, acredita que a doação ajudou na recuperação de muitos recém-nascidos:
    “Temos consciência que esta aquisição veio salvar a vida de muitos bebês. Em nome das nossas crianças, gostaríamos de reiterar o nosso humilde agradecimento ao Rock in Rio, pois só com a ajuda de corações generosos é que poderemos continuar o nosso trabalho: ajudar quem mais precisa!”

    ResponderExcluir