domingo, 17 de abril de 2011

Depressão: Caracteriza-se por um grande desinteresse pela vida.


DEPRESSÃO É UMA DOENÇA?




     
                             

                     

          
  A depressão é uma doença "do corpo como um todo", que compromete o corpo, humor e pensamento. Ela afeta a forma como você se alimenta e dorme como se sente em relação a si própria e como pensa sobre as coisas.
Em qualquer das situações a pessoa com sente-se, ou sente que não vale a pena viver ou lutar e isso a leva a afastar-se de tudo e de todos podendo tentar ou consumar o suicídio.
Em qualquer das situações a pessoa com depressão sente-se incapaz de lidar com algo, ou sente que não vale a pena viver ou lutar e isso a leva a afastar-se de tudo e de todos podendo tentar ou consumar o suicídio.
 As pessoas com doença depressiva (estima-se que 8% das pessoas adultas sofram de uma doença depressiva em algum período da vida) não podem simplesmente recompor-se e melhorar por conta própria. Sem tratamento, os sintomas podem durar semanas, meses ou anos. O tratamento adequado, entretanto, pode ajudar a maioria das pessoas que sofrem de depressão.


TIPOS DE DEPRESSÃO
As doenças depressivas manifestam-se de diversas maneiras, da mesma forma que outras doenças, como, por exemplo, as do coração. Descreveremos três dos tipos mais frequentes de doenças depressivas. Entretanto, dentro deles, ocorrem variações quanto ao número, gravidade e duração dos sintomas.


.A depressão maior caracteriza-se por uma combinação de sintomas que interferem na capacidade de trabalhar, dormir, alimentar-se e desfrutar de atividades anteriormente consideradas agradáveis pela pessoa.
Um tipo menos grave de depressão é a distimia, que envolve sintomas crônicos e prolongados, não tão incapacitantes, mas que impedem a sua plena capacidade de ação ou que você se sinta bem. Às vezes, pessoas com distimia apresentam também, episódios de depressão maior.
Outro tipo é o distúrbio bipolar, antigamente denominado doença maníaco-depressiva. Não é tão frequente quanto às outras formas de doenças depressivas. Caracteriza-se por ciclos de depressão e euforia ou mania. Estas oscilações de humor, em geral, ocorrem gradualmente; porém, às vezes, são abruptas e acentuadas. Tanto no ciclo depressivo, quanto no ciclo maníaco, você pode apresentar alguns ou todos os sintomas correspondentes a cada um desses ciclos, relacionados no tópico seguinte. A mania, em geral, afeta o pensamento, o julgamento (senso crítico) e o comportamento social, causando graves problemas e constrangimentos. Por exemplo, uma pessoa em fase de mania pode tomar decisões profissionais ou financeiras insensatas. O distúrbio bipolar frequentemente é uma condição crônica recorrente (ocorre repetidamente).

SINTOMAS DE DEPRESSÃO E MANIA:
Nem todas as pessoas com depressão apresentam todos os sintomas relacionados a seguir. Algumas apresentam poucos, outras, muitas. A gravidade dos sintomas também varia de indivíduo para indivíduo.

DEPRESSÃO
· Tristeza persistente, ansiedade ou sensação de vazio
· Sentimentos de desesperança, pessimismo.
· Sentimentos de culpa, inutilidade, desamparo.

· Perda do interesse ou prazer em passatempos e atividades que anteriormente causavam prazer, incluindo a atividade sexual.
· Insônia, despertar matinal precoce ou sonolência excessiva.
· Perda de apetite e/ou de peso, ou excesso de apetite e ganho de peso.
· Diminuição da energia; fadiga, sensação de desânimo.
· Ideias de morte ou suicídio; tentativas de suicídio.
· Inquietação, irritabilidade
· Dificuldade para concentrar-se, recordar e tomar decisões.
· Sintomas físicos e persistentes que não respondem a tratamento; por exemplo: dor de cabeça, distúrbios digestivos e dor crônica.


                            
                         Insônia, um dos males da Depresão.

MANIA
· Euforia inadequada;
· Irritabilidade inadequada· Insônia grave;
· Ideias de grandeza;
· Aumento do discurso (tagarelice);
· Pensamentos desconexos ou muito rápidos;
· Aumento do interesse sexual;
· Aumento acentuado da energia;
· Redução do senso crítico;
· Comportamento social Inadequado.

         

       A depressão normalmente tem uma das seguintes causas:
Causa física: Geralmente podem advir de disfunções no corpo, Causa emocional, Desarranjos Hormonais ou carências nutricionais.  Outras causas que têm de ser determinadas e corrigidas.
       Fisicamente a depressão é causada por uma falha nos neurotransmissores, que são os agentes químicos que levam a informação de um neurônio para outro. Os neurônios, ao contrário do que se imagina, não estão unidos uns aos outros como as demais células do corpo. Eles possuem um espaço entre eles que precisa ser preenchido por substâncias que tenham a capacidade de transmitir a informação para que ela cheque até o próximo neurônio e assim circular no sistema nervoso e fazer contato com o cérebro. Quando os neurotransmissores são insuficientes ou não estão funcionando bem a informação chega distorcida ao cérebro e a pessoa não consegue perceber a realidade como ela de fato é. ISSO É DEPRESSÃO! Os remédios antidepressivos corrigem o problema com os neurotransmissores e a pessoa volta ao seu estado normal.
                Todo ser humano está sujeito a depressões. Estas podem ser causadas por uma série de eventos: A morte de um ser querido ou estimado (seja humano ou animal... não sejamos insensíveis); A perda de um trabalho; Um divórcio; O rompimento de um relacionamento com um amigo, membro da família, namorado (a)...;
Consequências
       A depressão traz uma enorme quantidade de sofrimento e prejuízos à vida da pessoa acometida.
      A principal consequência da depressão é o suicido. Mesmo quando a tentativa não é fatal, suas consequências são devastadoras, com sequelas físicas e psicológicas.
      Prejuízos nas relações familiares, que pode levar ao isolamento ou até a separação conjugal.
       Prejuízos em outros tratamentos médicos. O paciente afetado pela depressão tem menor interesse em cuidar de si mesmo, apresentando menor aderência aos tratamentos. Além disto, o organismo deprimido apresenta menor resposta imunológica.

     Tratamentos:
A situação corrente convencional para resolver a depressão, seja ela qual for, costuma ser:
Antidepressivos
Psicoterapia.
A complementar os antidepressivos ou em sua substituição caso a situação não seja grave pode-se procurar a ajuda de um neuropata, ou um homeopata, ou mesmo a experimentar os Florais de Bach ou outros técnicos e técnicas, pois estas ajudas estão normalmente isentas de contra indicações e são tão ou mais poderosas do que a medicação química. Não é sem razão que na Alemanha se usa a homeopatia e produtos naturais para tratar a depressão em maior numero do que os medicamentos químicos.


Terapia com um psicólogo?
       Porque a depressão é mal compreendida pelo paciente e pelas pessoas que o cercam, e geralmente a pessoa convive com ela por muito tempo até procurar ajuda e ser tratado. Então ficam sequelas psicológicas que precisam ser tratadas. O paciente precisa elevar a sua autoestima, compreender racionalmente tudo pelo que passou e aceitar que está doente.
       Claro que podem existir muitas outras técnicas, terapias ou medicinas que também podem dar uma boa ajuda e que devem ser usadas para que os resultados sejam rápidos e estáveis.
          A solução passa sempre por determinar e corrigir as causas da depressão.
          Muitas depressões podem ser eliminadas em muito pouco tempo quando se sabe o que fazer para detectar e o que fazer para corrigir as causas.
          Uma vez as causas corrigidas o problema pura e simplesmente deixa de existir.
          E hoje isso é simples, fácil de fazer e de conseguir.




Nenhum comentário:

Postar um comentário